Perguntas e Respostas

Vida no Plano Espiritual

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @febtv_mediuns, referente à série apresentada por Jacobson Sant’ana Trovão “Estudando O Livro dos Médiuns”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Vedada a reprodução, finalidade meramente de estudo da mediunidade à luz do espiritismo.

Os Espíritos se reúnem na dimensão espiritual segundo suas afinidades, como aqui no plano físico, buscamos aqueles que pensam e desejam como nós. O Espíritos formam uma sociedade. Então, temos colônias espirituais as mais diversas, segundo a evolução dos habitantes espirituais, tanto em regiões luminosas ou trevosas.

Segundo André Luiz no livro “Nosso Lar”, existem colônias espirituais de elevações variadas e em todo o planeta, sobre cidades ou sobre os campos. A lingua falada dependerá da evolução de seus habitantes. A lingua universal é a do pensamento. Mas, sendo uma colônia inferior, até que se adaptem à comunicação pelo pensamento, se comunicarão com a lingua comum de seus habitantes.

Segundo se depreende do estudo da mente do suicida, em livros que tratam do assunto, existe efetivamente séria lesão nos centros cerebrais e perispirituais causado pelo suicídio. A sua recuperação no plano espiritual, que ensejará o pleno domínio de seus potenciais psíquicos, dependerá da pacificação de sua consciência com as leis Divinas afrontadas pelo ato extremo. O tempo que isso levará e as condições em que se dará não se pode precisar, no entanto, temos vastos exemplos no livro “Memórias de um suicida” de Yvonne do Amaral Pereira. Em tudo as preces que lhes são dirigidas têm grande papel na recuperação deles. Finalmente, saber dos poderes da mente, quais os estudantes da verdade espiritual, e ainda assim cometer suicídio pode agravar o estado pós suicídio, pois a “quem muito foi dado muito lhe será pedido”.

A ausência de conhecimento da vida espiritual, somado ao apego aos sentimentos e sensações do corpo físico causam uma perturbação pós-morte que faz com que o desencarnado não perceba sua nova condição. A mente desequilibrada impede a compreensão da realidade. Sem um esforço espiritualizante de cada um de nós, chegaremos na vida espiritual como somos, e sem nenhuma condição de vivenciar as belezas da nova etapa da vida. No programa de terça-feira próxima teremos mais informações sobre essa perturbação depois da morte.