Perguntas e Respostas

Sonambulismo

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @febtv_mediuns, referente à série apresentada por Jacobson Sant’ana Trovão “Estudando O Livro dos Médiuns”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Vedada a reprodução, finalidade meramente de estudo da mediunidade à luz do espiritismo.

Para responder a sua pergunta buscamos na Introdução de O livro dos espíritos (FEB), no item XVI, o seguinte:

“[…] Segundo a primeira dessas teorias, todas as manifestações atribuídas aos Espíritos não seriam mais do que efeitos magnéticos. Os médiuns se achariam num estado a que se poderia chamar sonambulismo desperto, fenômeno de que podem dar testemunho todos os que hão estudado o magnetismo. Nesse estado, as faculdades intelectuais adquirem um desenvolvimento anormal; o círculo das operações intuitivas se amplia, para além das raias da nossa concepção ordinária. Assim sendo, o médium tiraria de si mesmo e por efeito da sua lucidez tudo o que diz e todas as noções que transmite, mesmo sobre os assuntos que mais estranhos lhe sejam, quando no estado habitual. (Grifamos).

O Espírito André Luiz, Nos domínios da mediunidade (FEB), cap. 10, psicografado pelo médium Chico Xavier, conceitua o médium sonambúlico como aquele que pouco ou nada se recorda do que aconteceu durante a comunicação mediúnica. Popularmente é chamado de “médium inconsciente.” Atualmente são raros os médiuns dessa natureza.

Em relação aos desmaios que ocorrem no momento da oração, excluída a possibilidade de enfermidade, poder-se-ia considerar um transe sonambúlico inesperado. Seria o caso de observar cuidadosamente a jovem, indagar o que ela sente e lembra, e orienta-la a não se concentrar no momento da prece, ficando de olhos abertos e a mente atenta. Não se deve deixar de orar, para que a jovem se beneficie das preces. O controle desse estado é fundamental, para que ela não seja colhida por influências negativas que poderão ter grave resultado, em função da larga passividade descrita.

Sobre um livro relativo a intuição, especificamente, não temos na literatura Espírita, mas capítulos de livros, como encontrado, por exemplo, em “O Livro dos Médiuns” (FEB), “Caminho, verdade e vida” (FEB), “Emmanuel” (FEB), “Mecanismo da mediunidade” (FEB), “Devassando o invisível” (FEB), “O consolador” (FEB), dentre outros.

O sonambulismo é alma que se afasta do corpo e nessa condição conduz o próprio organismo. Genericamente, pode se chamado de mediunidade, mas tecnicamente é um fenômeno anímico. É importante ter acompanhamento médico, pois pode haver algum comprometimento orgânico causando o sonambulismo. Estimule-o, se possível, estudar o Espiritismo, para manter-se em harmonia. Com tal faculdade o desequilíbrio emocional pode causar graves consequências. Ao menos, ensine-o a ler e vivenciar o evangelho de Jesus, para ter sempre o amparo de bons Espíritos.

Excluída a possibilidade de enfermidade, pode ser um transe, com característicos de sonambulismo. Mas, não podemos afirmar à distância, o caso demandaria um estudo mais detalhado. Sugerimos que sigam com as preces, orientando-a a não se concentrar nos momentos de oração, para não se entregar ao sono hipnótico. Cremos que seria oportuno buscar de um Centro Espírita de segura orientação doutrinária, para que uma equipe experiente possa estudar o caso com mais vagar.