A participação em uma reunião mediúnica, seja médium ostensivo, médium de apoio ou dialogador, requer uma série de medidas para que o objetivo seja alcançado.
1° – o estudo sério, perseverante, mais ou menos longo da Codificação, em especial de “O Livro dos Médiuns”, para que os participantes possam ter conhecimento das questões básicas como: os Espíritos quanto ao seu grau evolutivo e como reconhecê-los, as leis da comunicação espírita, os perigos e inconvenientes da mediunidade, o papel dos médiuns nas comunicações, entre outros assuntos de relevante importância, para que se possa lidar com segurança na prática, evitando dissabores e obsessões, tão comuns quando não se prioriza este aspecto.
2° – A necessidade de uma preparação contínua, não só no dia da reunião, mas em todos os dias, quais sejam: vigilância nos pensamentos, palavras e ações, prática do bem, hábitos de leituras e conversações dignas, prece diária, alimentação equilibrada, abstenção de álcool, fumo e drogas, enfim, uma vida mais saudável possível.
3° – Exercitar a concentração, que numa reunião mediúnica, é diferente daquela que costumamos ter, ao ler um livro, por exemplo. É recolher-se na intimidade do ser. A comunicação mediúnica acontece como consequência da concentração; sem esta, não há intercâmbio e, por isso, no momento da reunião mediúnica, a pessoa precisa aprender a abstrair de tudo que seja exterior, das atividades e preocupações do seu dia a dia, senão poderá ocorrer o que você relata.
Provavelmente, pode ser falta de uma concentração firme, que leve o seu pensamento ficar fugindo, o que faz você ter percepções da sua própria vivência, como também, pode ser a captação truncada de imagens, falas e situações do mundo espiritual, pela inconsistência da sua concentração. Diante disso, sugerimos, que se mantenha vinculada à uma Casa Espírita que priorize o estudo das Obras Básicas, onde possa conhecer a Doutrina e conhecer-se, dedicando-se ao estudo com afinco, especialmente “O Livro dos Médiuns”, exercitando a sua mediunidade com regularidade em grupo mediúnico sério. Lembre-se, a educação da mediunidade é um trabalho de paciência, perseverança e auto-iluminação, de sintonia com os Espíritos superiores, para que eles possam conduzi-la neste trabalho de intercâmbio quando julgarem que você tenha as condições para tal.
Se pudermos dar uma sugestão, peça auxílio ao dirigente da reunião mediúnica e combine com ele para te observar mais, e quando tal evento ocorrer avise-o para que ele te auxilie a interpretar o que está ocorrendo. Pode ser um desdobramento imperceptível, que te faz ver essa imagens, muito comum em caso de sono natural ou hipnótico provocado por Espíritos.