Perguntas e Respostas

Compromisso Mediúnico

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @febtv_mediuns, referente à série apresentada por Jacobson Sant’ana Trovão “Estudando O Livro dos Médiuns”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Vedada a reprodução, finalidade meramente de estudo da mediunidade à luz do espiritismo.

Muito interessante a sua experiência com os fenômenos mediúnicos. Sem dúvida lhe proporcionaram ensinamentos que servem de ferramentas para compreender as dificuldades de cada um de nós, ainda habitantes de um mundo de provas e expiações. O Movimento espírita já superou a fase de fenomenologia. Atualmente, ao invés de buscarmos materializar os Espíritos, eles se esforçam para nos espiritualizar. Os meios de comunicação entre os dois mundos vêm progredindo desde as mesas girantes e é possível que um médium, devidamente inspirado possa, ao invés de escrever com lápis, usar diretamente o teclado de um computador. No caso das mensagens, sejam elas escritas ou faladas, a nossa atenção deve se voltar para o conteúdo das mesmas. Eis a razão de os Espíritos não se cansarem de pedir que estudemos, mas antes, nos amemos. Como espíritas, temos a liberdade de aceitar ou não tal ou qual fenômeno, seguindo o conselho do Espírito Erasto, constante de O livro dos médiuns, 2ª P., cap. 10, item 230 (FEB): “É melhor repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma teoria errônea.”

Primeiramente vejamos o nos ensina sobre a finalidade da reencarnação em O livro dos espíritos (Trad. Evandro Noleto Bezerra. FEB):

Qual o fim objetivado com a reencarnação?
“Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”

É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?
“A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal”.

Podemos concluir que se reencarnamos com a tarefa de cooperar com a mediunidade na Seara de Jesus e não o fazemos ou fazemos pela metade, certamente teremos necessidade de outra reencarnação para ressarcir a dívida do passado e dá um passo a mais na escala evolutiva. Se seremos médium ou não, novamente, somente os mentores espirituais decidirão a respeito, levando em conta, também, nossa disposição e preparo para a nova existência.